Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou que está recebendo todos os prefeitos e prefeitas em seu gabinete para ouvir as demandas de cada município. Este ano já foram recebidos 138 gestores municipais. “Durante nossas conversas identificamos essa demanda por novas ambulâncias e viaturas e estamos hoje fazendo as primeiras entregas. Todas as prefeituras irão receber pelo menos uma nova ambulância, de acordo com o tamanho e a demanda. Todos os prefeitos que estão sendo recebidos estão sendo atendidos. Além das ambulâncias e as viaturas, estamos levando obras e outros benefícios que estão sendo solicitados ”, declarou o governador.
Brandão também anunciou outras entregas que serão feitas aos municípios em breve. “Iremos entregar em breve veículos para uso na educação e nas ações de assistência social e, ainda este ano, iremos iniciar o maior programa de pavimentação municipal já executado pelo Governo do Estado. Serão 500 quilômetros de novo asfalto, que beneficiarão todos os 217 municípios”, informou.
Além de fortalecer a parceria com as prefeituras, o Governo do Maranhão também vai estreitar o trabalho com as câmaras municipais por meio da entrega de uma caminhonete de cabine dupla para cada casa legislativa das cidades para que os vereadores possam fazer o atendimento nas comunidades.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ressaltou que a equipe do Governo do Maranhão tem se reunido constantemente com os prefeitos para discutir sobre investimentos em obras, saúde, segurança pública, entre outros.
“Temos rodado o estado dia após dia e conversado com a população, entendendo os problemas que estão sendo enfrentados nas cidades. Hoje, todos os municípios do Maranhão têm obras e ações do Governo do Estado, fruto desse diálogo estreito com os gestores municipais. A entrega destas ambulâncias e viaturas é mais uma de diversas ações que estão sendo feitas desde o primeiro dia de trabalho e que seguirá por toda a gestão”, disse Orleans Brandão.
Prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa afirmou que a decisão do Governo do Maranhão de fortalecer as parcerias municipais tem dado resultados importantes para o desenvolvimento das cidades.
“Todas as ações do Governo do Maranhão priorizam os municípios e o trabalho dos gestores municipais. Somos nós, enquanto prefeitos e prefeitas, que ouvimos lá na ponta as dificuldades e os anseios da população. Hoje, estamos tendo a resposta para duas áreas muito cobradas pela população, a segurança e a saúde nas quais é fundamental a mão do estado para que a gente possa fortalecer este trabalho e atender a população”, disse Roberto Costa.
Com a entrega desta segunda-feira, sobe para 167 o número de ambulâncias entregues apenas este ano pela gestão estadual, ampliando a estrutura para transporte dos pacientes no estado. Até o fim deste ano, a meta do Governo do Maranhão é entregar um total de 280 ambulâncias. Dos veículos entregues hoje, 48 serão destinados a unidades de saúde municipais e os outros 23 para a rede estadual de saúde, incluindo hospitais e UPAs.
Reforço para o policiamento ostensivo
O trabalho da Polícia Militar também foi reforçado com as ações desta segunda-feira. As 40 viaturas entregues são caminhonetes modelo S10 e Ranger, com compartimento para detidos e adaptadas para o trabalho de policiamento ostensivo da Polícia Militar. O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que os diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no sistema de segurança público tem se refletido de forma positiva com a constante queda nos índices de criminalidade.
“O Maranhão tem, atualmente, a segunda melhor segurança pública do Nordeste. No primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado, tivemos queda de 20% nos casos de latrocínio, 6% nos casos de homicídio e também reduzimos os crimes patrimoniais como assalto a banco, comércios e transeuntes. E vamos seguir trabalhando para reduzir ainda mais e dar mais tranquilidade à população maranhense ”, comentou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário