“O novo levantamento traz elementos essenciais para que o empresariado local possa ajustar suas estratégias comerciais e ampliar os resultados. Com informações sobre canais de venda, meios de pagamento e fatores que impactam a decisão de compra, o empresário consegue planejar com mais eficácia suas campanhas e promoções, otimizando as chances de lucro”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.
Os locais de compra preferidos mostram a força do varejo físico: 38,9% dos consumidores pretendem comprar em lojas de shopping, 33,8% no comércio popular da Rua Grande e 32,9% em lojas de bairro ou galerias. Quanto ao comércio eletrônico, 4,5% devem utilizar. Já camelôs e o Centro Histórico somam menos de 3% da preferência.
Formas de pagamento
Nos meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 56,1% das intenções, especialmente com parcelamentos curtos entre 2 e 4 vezes (68,2%). Pagamentos à vista por PIX ou dinheiro vêm em seguida (39,7%), enquanto o cartão de débito é citado por 20,6%. Modalidades como carnês e cheques têm baixa adesão.
Em relação aos fatores que influenciam a decisão de compra, os consumidores destacam preços (68,2%) e promoções (68%) como os principais atrativos. Variedade de produtos (22,8%) e atendimento dos vendedores (16,5%) também impactam a escolha. Itens como vitrine, disponibilidade imediata e escolha prévia da loja têm peso menor, mas seguem relevantes em um ambiente de consumo competitivo.
A Fecomércio-MA continuará divulgando, nos próximos dias, outros recortes da pesquisa com foco no comércio eletrônico, dias preferidos para as compras, e comemoração e locais de celebração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário