sábado, 2 de agosto de 2025

Fábrica da Inpasa inaugurada em Balsas gera empregos e amplia a presença do Nordeste no agronegócio

Inaugurada nesta sexta-feira,1°, a biorrefinaria da Inpasa em Balsas, no sul do Maranhão, que amplia, significativamente, a presença do Nordeste no mapa agroenergético brasileiro.

A biorrefinaria tem capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo anualmente cerca de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (produto para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal. A planta também opera com o conceito de economia circular e com sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.

Construído em tempo recorde, o empreendimento integra a estratégia nacional de transição energética e gerou mais de 4.500 empregos diretos e indiretos na fase de obras e emprega atualmente mais de 500 funcionários, priorizando mão de obra local.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou que “a parceria com a Inpasa, com o apoio irrestrito do governo federal, além de ser um marco no setor agroenergético do Brasil, representa esperança para os jovens de Balsas e da região sul do estado”.

E reforçou: “Temos como prioridade a geração de emprego e renda. Para atrair esse investimento, nós liberamos todos os impostos para ser atrativo. Nós abrimos as portas e demos segurança jurídica, abrimos mãos dos impostos em prol do sustento da região.  Toda política pública só faz sentido se melhora a vida de quem mais precisa”.

O prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira, também frisou que a implantação da unidade dinamiza serviços, comércio e logística no município, impulsionando o desenvolvimento da região, gerando empregos e atraindo novos empreendimentos.

“Um dia histórico poder estar participando, como prefeito, da inauguração da Inpasa, essa grande indústria. A gente fica muito feliz de hoje inaugurar essa indústria que não só gera emprego, que gera desenvolvimento e que gera receita, como atrai novos investimentos para o nosso município, para a nossa região. 

Transformação econômica na fronteira do Matopiba

Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, a empresa é hoje a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina. Com a nova planta, passa a operar sete unidades industriais, sendo cinco no Brasil – Sinop e Nova Mutum (MT), Sidrolândia, Dourados (MS) e Balsas (MA) – e duas no Paraguai – Nova Esperança e São Pedro –, além de uma nova unidade em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Segundo o presidente da Inpasa, Eder Odvar Lopes, a escolha de Balsas levou em conta a alta produtividade agrícola da região e sua vocação logística. “Acreditamos no potencial do Matopiba como nova fronteira agroenergética. Esta fábrica representa um vetor de transformação econômica e social para todo o sul do Maranhão e demonstra nossa confiança no país”, afirmou o executivo.

Para o agrônomo e produtor rural Marcelo Kappes, que atua em Balsas no setor agropecuário, a abertura da biorrefinaria na região pode ampliar o volume de produção no campo e maior desenvolvimento local, com a abertura de novas vagas de trabalho.

“A chegada da Inpasa traz para a região inteira um consumidor a mais. A gente pode, primeiramente, já aumentar esse volume de produção, porque é um agente a mais que está consumindo esse produto nosso, e, com certeza, vem para mudar tanto nessa questão comercial como também na geração de emprego”, avalia Kappes.

O vice-presidente do grupo Inpasa, Gustavo Mariano, ressalta que a implantação da unidade em Balsas terá impacto no campo energético, no desenvolvimento socioeconômico local e para o crescimento da Matopiba - região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980.

“É a primeira vez que nós inauguramos uma unidade fora do Centro-Oeste e graças ao apoio que nós tivemos aqui do Governo do Estado, do Governo Municipal e de todas as entidades, nós conseguimos trazer essa primeira unidade para o Maranhão. Temos um orgulho enorme de estar aqui, apoiando o crescimento da maior fronteira agrícola em expansão hoje no Brasil, que é a Matopiba”, pontuou Mariano.

Além da inovação tecnológica, a companhia amplia sua atuação social, com foco em inclusão, educação ambiental e voluntariado. Esse avanço é sustentado pelo engajamento de mais de 2 700 profissionais, que sustentam o crescimento sustentável da companhia e o seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário