quinta-feira, 30 de outubro de 2025

CONLAGOS propõe parceria ao Ministério do Meio Ambiente para projetos de aterro sanitário e ações ambientais no Maranhão

O diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (CONLAGOS), Augustus Rodrigues Gomes, cumpriu agenda oficial no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, nesta semana. O gestor participou de duas audiências técnicas com o objetivo de buscar apoio, subsídios e ações conjuntas na área de gestão de resíduos sólidos.

A primeira reunião foi com o diretor de Gestão de Fundos e Recursos Externos, Rodrigo Vieira, que apresentou as possibilidades de financiamento e apoio técnico destinados à infraestrutura de aterros sanitários intermunicipais, incluindo linhas voltadas à implementação de sistemas regionalizados de destinação final de resíduos e saneamento básico.

Em seguida, o diretor do CONLAGOS reuniu-se com o Analista Ambiental do Departamento de Gestão de Resíduos (DGR/SQA), Gabriel Magliano, com o qual tratou sobre ações em andamento para o encerramento dos lixões em todo o país, conforme diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Durante o encontro, foram discutidas estratégias de cooperação técnica entre o MMA e os consórcios públicos, com foco no mapeamento de áreas e levantamentos de todos os lixões existentes no Maranhão, regularização ambiental e soluções integradas e humanizadas para os municípios de pequeno e médio porte. “O Maranhão está entre os estados do Nordeste com maior dificuldade em implementar desde os Planos de Resíduos Sólidos Regionais, que seria o primeiro passo, até a alavanca primordial, que seriam os recursos financeiros para implantação dos Aterros Sanitários”, afirmou Augustus Gomes. 

Desafios financeiros 

O gestor do CONLAGOS destacou os desafios financeiros e técnicos enfrentados pelos municípios consorciados e reforçou a importância da troca de experiências entre o MMA e os consórcios públicos intermunicipais, propondo uma reunião entre o Ministério e os Consórcios Intermunicipais Maranhenses (CONLAGOS, CONLESTE E CIM) como caminho para alcançar o cumprimento das metas nacionais de sustentabilidade e saneamento ambiental. 

“Os consórcios têm papel essencial na viabilização de políticas públicas compartilhadas. A cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério das Cidades é estratégica para transformar os planos em soluções efetivas para os municípios maranhenses, por meio de Consórcios”, disse o Diretor Executivo do CONLAGOS.

As reuniões marcaram um avanço nas tratativas do CONLAGOS com o Governo Federal para a implantação de aterros sanitários regionais, encerramento humanizado dos lixões e fortalecimento da gestão consorciada dos resíduos sólidos no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário