quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Assembleia Legislativa concede Medalha “Manuel Beckman” a Bruno Lobo

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira,21, sessão solene, no Plenário Nagib Haickel, para concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao atleta e médico maranhense Bruno Lobo.

A homenagem foi proposta pelo deputado Júnior Cascaria (Podemos), autor do Projeto de Resolução 04/2025, e reconhece não apenas a trajetória esportiva de destaque do homenageado, mas, também, seu recente ato de heroísmo em São Luís.

A solenidade foi conduzida, de forma alternada, pelos deputados Júnior Cascaria e Florêncio Neto (PSB), com participação de familiares, amigos, atletas e autoridades. Os deputados Arnaldo Melo (PP) e Ariston (PSB) prestigiaram a cerimônia.

Além dos deputados Júnior Cascaria e Florêncio Neto, compuseram a mesa de honra da cerimônia o homenageado, Bruno Lobo; o suplente de deputado estadual Enos Costa Ferreira; o secretário de Estado de Esporte, Celso Dias, representando o governador Calos Brandão (PSB); o comandante do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão, Cel. Célio Roberto; o médico oftalmologista Álvaro Bottentuit e o representante da Confederação Brasileira de Vela, Rogério Luna.

Reconhecimento

Júnior Cascaria destacou a relevância de Bruno Lobo como exemplo de superação e dedicação.

“Bruno é um orgulho para o Maranhão e para o Brasil. Ele honra nossa terra com suas conquistas no esporte e demonstra grandeza de caráter em atitudes que salvam vidas”, afirmou.

Florêncio Neto disse que a homenagem prestada pela Assembleia ao médico e desportista Bruno Lobo é muito justa.

“É uma homenagem muito justa e merecida. É um desportista multicampeão e orgulho brasileiro e maranhense. Por unanimidade, o Poder Legislativo Estadual concede sua mais alta comenda à Bruno Lobo. Que seu exemplo sirva de inspiração a muitos brasileiros e maranhenses”, frisou. 

Agradecimento

Ao receber a Medalha “Manuel Beckman”, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa, Bruno Lobo agradeceu o reconhecimento e afirmou que a distinção reforça seu compromisso de continuar representando o Maranhão com dignidade.

“Essa medalha não é apenas minha, mas de todos que acreditam na força do esporte e nos valores humanos. Levo comigo o nome do Maranhão em cada conquista e em cada atitude”, declarou o homenageado.

Trajetória de conquistas

Bruno Lobo iniciou a carreira esportiva ainda na infância, na natação, sendo campeão maranhense em diversas categorias e representando o Estado em competições nacionais e internacionais.

Aos 15 anos, migrou para o triathlon, modalidade na qual se tornou campeão brasileiro na categoria 16-17 anos e chegou a disputar vaga para as Olimpíadas da Juventude.

Em 2010, passou a se dedicar ao kitesurf, conciliando os treinos com a graduação em Medicina. Logo se destacou, tornando-se campeão brasileiro de fórmula kite em 2016, título que conquistou cinco vezes ao longo da carreira. Em 2019, viveu um dos pontos altos da sua trajetória ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, vencendo 16 das 21 regatas disputadas.

Além da vida esportiva, Bruno Lobo formou-se em Medicina em 2017 e concluiu, em 2020, a especialização em Ortopedia e Traumatologia, sendo aprovado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia. Em 2024, representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris, onde protagonizou uma acirrada semifinal contra o italiano Riccardo Pianosi.

Ato heróico

No início de 2025, Bruno Lobo também se destacou fora das competições. No dia 10 de janeiro, salvou a adolescente Maria Eduarda, de 15 anos, que se afogava na praia do Olho d’Água, em São Luís. A ação corajosa foi lembrada durante a homenagem como um gesto que simboliza sua dedicação à vida e ao próximo.

A cerimônia reforçou o papel da Assembleia Legislativa em valorizar personalidades que contribuem para o engrandecimento do Maranhão, seja no esporte, na vida profissional ou em gestos de solidariedade e humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário